É muito comum que o A Arte da Guerra seja usado como bibliografia básica em diversos exércitos pelo mundo. É sabido que o exército Chinês ainda utiliza essa doutrina entre suas diversas linhas de combate.
Além disso, o A Arte da Guerra também trás diversos ensinamentos para a vida cotidiana. Ele é dito uma obra que transcende o tempo, pois mesmo tendo sido escrito a milênios atrás, o livro ainda se mantem atual. Podemos trazer diversos dos ensinamentos de Sun Tzu para a atualidade, não apenas para o combate do artista marcial, mas também para a vida cotidiana.
Arte Cavalheiresca do Arqueiro Zen – Eugen Herrigel


Obra indispensável para arqueiros. É dito que é muito complexo ensinar para o ocidental o conceito de "Zen". Isso por que o zen é algo que transcende explicações. É algo que permeia a existência dos que o praticam.
Eugen Herrigel, filósofo alemão e encantado pelo misticismo oriental, passou vários anos lecionando no japão. Durante esse tempo se dedicou ao Kyudo, a arte do Arco e Flecha.
O livro trás a nós não apenas a rotina de um dojo especializado em Kyudo, mas também a visão de um ocidental sobre uma doutrina filosófica e existencial tão complexa.
Ele mostra, também, as experiências de Herrigel ao caminhar sob as vistas do grande mestre arqueiro Awa Kenzo.
O Livro dos Cinco Aneis (Gorin No Sho) – Miyamoto Musashi
Tratado de Miyamoto Musashi discorrendo sobre a sua própria escola, a Niten Ichi-ryū, formada por ele. Em cinco curtos capítulos ele fala sobre sua própria escola, outras escolas, sua visão sobre a vida e a existência. Além disso, fala sobre sua história e sua forma de combate.
O Tao do Jet Kune Do – Bruce Lee

De forma humilde e simples, Mestre Bruce Lee criou a bíblia de seu próprio estilo, o Jet Kune Do. Embora não seja o compilador do livro, mestre Lee descreve o essencial de sua arte, deixando claro que ela pode não ser a melhor, mas é no que ele acredita.
Shoninki – Natori Masatake

Doutrina de invasão e espionagem por Natori Masatake. O livro trás noções de invasão, evasão e espionagem.
Apesar de muito de seus estudos já terem caído em desuso, ainda é uma porta de entrada para a modernização dos clássicos.
Apesar de muito de seus estudos já terem caído em desuso, ainda é uma porta de entrada para a modernização dos clássicos.
Bansenshukai – Fujibayashi Sabuji

O Zen na Arte de Conduzir a Espada – Reinhard Kammer

Reinhard Kammer discorre, usando o mito dos Tengus, sobre a arte do Zen no Kendo, a arte da esgrima japonesa.
O Caminho do Guerreiro (Volume I e II) – Vera Lucia Sugai

Brasileira e filha e mãe de judocas, Vera Lucia descreve sobre o Zen nas artes marciais.
Além disso, fala sobre o Zen em diversas outras áreas, como o Teatro Nô, a arte do arco, da espada e até mesmo na cerimônia do chá.